Translate — Traducción — Tradução

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translate

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que fazer após a fêmea dar a luz?

    Olá leitores, tudo bem? Perceberam que mudei um a saudação? É porque achei que "Olá meu povo" ficou muito batido, além de eu sentir uma "profunda agulhada" ao lembrar dessa saudação.
     Hoje vou falar sobre o que fazer quando a fêmea der a luz.
     Bom, a primeira coisa à fazer é separar o macho da fêmea assim que descobrir que ela está prenha. Quando os filhotes nascerem, evite ficar olhando, isso pode assustar a mãe e fazê-la devorar os filhotes. É normal a fêmea ficar agressiva enquanto cuida da cria, então, não toque nela e, se possível, coloque a comida sem introduzir a mão na gaiola.
     A mãe faz todo o trabalho, então, basta você oferecer muita ração e água.
     Como muitos já sabem, os hamsters não vêem muito bem, e reconhecem pelo cheiro e pela voz, portanto, você não pode sequer tocar nos filhotes, que a fêmea vai rejeitá-los, matá-los, e/ou devorá-los para "proteger" a cria, imaginando que os filhotes são "invasores" ou predadores.
     A gaiola não poderá ser lavada durante as três primeiras semanas depois do parto, pois como eu disse, a fêmea vai rejeitar os filhotes. O cheiro vai ficar forte, mas é por ele que os filhotes são reconhecidos. Só poderão serem separados da mãe também às três semanas, que é quando eles desmamam. Com duas semanas eles já vão estar comendo alimento sólido, mas ainda dependem do leite materno.
     Não venda ou doe os hamsters para qualquer um, lembre-se, eles são seres vivos, são crianças, então deixe somente com uma pessoa, criador ou Pet Shop de confiança.
     Tchau meu povo, fiquem com DEUS e que a paz esteja convosco.
PS: Dêem uma olhada na biografia dos meus hamsters, que eu disse que colocaria na postagem de aniversário mesmo. Visualise a postagem clicando aqui.    

18 comentários:

  1. cara posso fazer uma mistura de milho girassol maça e pera como uma raça pro hamster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mistura seria boa, porém tenha muito cuidado com a quantidade, pois girassol é gorduroso. Ou você poderia comprar ração de hamster em um pet shop, que já contém milho, girassol e outros grãos; então, você poderia acrescentar maçã e folhas escuras, mas somente na hora de servir ao hamster.
      Atenciosamente,
      Hamster Mania.

      Excluir
  2. minha hamster não quer alimentar um filhote, ele já não esta se mexendo muito. To preocupada, eo que eu posso fazer para ela não morrer? vi relatos de donos dizendo que a mãe morreu 3 dias depois e por ai vai, eles tem 2 dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, existe um risco, mas não se pode afirmar que sua hamster vai morrer. Acredito que não se pode fazer nada por enquanto, só o que você sempre faz e, claro, esperar.
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
  3. e se a fêmea não tiver brigando com o macho, pelo contrário ele tiver ajudando ela, tipo levando os filhotes para o ninho, de ainda separas ele dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma exceção, geralmente o macho pode atrapalhar a criação dos filhotes. Não tenho informações sobre o ciclo fértil das hamsters, mas se sua hamster entrar no período fértil, o macho vai tentar acasalar, e isso vai atrapalhar a criação dos filhotes (visto que são totalmente dependentes da mãe até a terceira semana).
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
  4. a mãe ta levando os filhotes para os canos, no alto , eles fica caindo e ela busca eles de novo... tem algum problema com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter, tem, mas não há nada que você possa fazer, porque não se pode mexer em filhotes muito pequenos (que ainda dependem totalmente da mãe), não só por causa do perigo de a mãe lhe levar como uma ameaça, mas por conta do cheiro que você vai deixar neles. Não sei como é sua gaiola, mas creio que não se possa fazer nada.
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
    2. e em relação ao macho, não vejo nem um sinal de perigo, ele ta tipo ajudando a fêmea, tipo levando os filhotes pra ela, devo separar macho da fêmea?

      Excluir
    3. Isso é uma exceção, geralmente o macho pode atrapalhar a criação dos filhotes. Não tenho informações sobre o ciclo fértil das hamsters, mas se sua hamster entrar no período fértil, o macho vai tentar acasalar, e isso vai atrapalhar a criação dos filhotes (visto que são totalmente dependentes da mãe até a terceira semana).
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
  5. minha fêmea deu cria a 2 horas, mas não tirei o macho, e nao vejo desacordos entro o macho e a fêmea e nem o macho com os filhotes... devo tira-lo da gaiola? porfavor me ajudee

    ResponderExcluir
  6. minha fêmea deu cria a 2 horas, mas não tirei o macho, e nao vejo desacordos entro o macho e a fêmea e nem o macho com os filhotes... devo tira-lo da gaiola? porfavor me ajudee

    ResponderExcluir
  7. minha fêmea deu cria a 2 horas, mas não tirei o macho, e nao vejo desacordos entro o macho e a fêmea e nem o macho com os filhotes... devo tira-lo da gaiola? porfavor me ajudee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o macho pode atrapalhar a criação dos filhotes. Não tenho informações sobre o ciclo fértil das hamsters, mas se sua hamster entrar no período fértil, o macho vai tentar acasalar, e isso vai atrapalhar a criação dos filhotes (visto que são totalmente dependentes da mãe até a terceira semana).
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
  8. com qual tempo depois da fêmea ter dado a luz devo unir o macho com a fêmea e os filhotes, ou seja coloca-lo novamente na gaiola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de separados, só junte novamente se (e quando) for para acasalar. Os hamsters se reconhecem pelo olfalto, e com a mudança de ambiente seu cheiro muda.
      Atenciosamente, Hamster Mania.

      Excluir
  9. e caso a fêmea rejeite o macho quando eu uni-los novamente, oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óbvio: separar.
      Atenciosamente, Hasmter Mania.

      Excluir